Este é meu primeiro Post neste projeto de Blog. Após algumas tentativas e algumas horas gastas para aprender a mexer com esta ferramenta de blog, estou agora postando minha primeira idéia acerca de Matemática Lúdica.

Fico pensando aonde irei parar com isso. Se terei sucesso ou serei apenas mais um entre muitos blogs desconhecidos. Porém, logo já abandono este pensamento pobre de espírito, e continuo a escrever esta página.  Continuo, pois sei que se pelo um, se somente um professor utilizar as idéias que aqui apresentarei em suas aulas, já estarei feliz e meu blog salvo. Note que Peço menos do que Abraão em Gênises 18….

Fiquei pensando e pensando sobre qual atividade ou material didático deveria escolher para iniciar este Blog. Confesso que não demorei muito para escolhê-lo. O tema escolhido a ser relatado neste primeio post é uma atividade desenvolvida com meu Grande amigo e Mestre Professor Dr. Luis Alberto Brettas (UFPEL).

A atividade lúdica chama-se “Caça ao Tesouro” e serve para proporcionar uma situação de ensino e aprendizagem do conceitos de Coordenadas Cartesianas.

Sim!!! Professor não deve “dar” aulas… deve sim criar situações de ensino e aprendizagem…

Esta atividade pode ser visualizada noartigoque escrevi em 2007.

O conceito de coordenadas cartesianas é relativamente simples de ser ensinado e apreendido. Porém, quisemos propiciar com esta atividade uma situação de descoberta do conceito matemático, quebrando com esquema em que o aluno fica passivo recebendo informações do Professor. Nesta atividade os alunos realmente construiram seu conhecimento.

Mas sabe como é…aula diferente…toda a turma na rua…a direção muitas vezes não gosta. Não foi o caso desta escola (Colégio de aplicação da UFSC) onde a direção era bem bacana nos idos de 2007. Porém podia-se ouvir pelos corredores alguns colegas duvidarem da seriedade da proposta.

Mas valeu muito a pena. Trabalhei com três turmas de sexta-séries e foi muito gratificante ver a gurizada se divertindo e levando a sério a competição, e é claro, apreendendo o conteúdo significativamente. E note que trabalhei com alunos de 6a série e em todos os livros didáticos de Matemática só encontro este conteúdo na 7a série. Há rumores que também podemos trabalhar esta atividade em turmas de 5a série…eu particularmente não tentei…se alguém se interessar posso dar umas dicas sobre a organização do jogo.

É isso aí meus queridos! Espero que este meu blog possa ajudar em suas práticas pedagógicas de Matemática e contribuir para um ensino mais prazeroso e significativo de nossa disciplina.

Learcino Luiz


    Autor

    Learcino Luiz é Professor de Matemática formado na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Especialização em Educação Matemática (UNISUL 2006) e Mestrado em Educação Científica e Tecnológica (UFSC 2010).

    Tem atuado na área de ensino e pesquisa em Educação Matemática com trabalhos voltados para o uso de jogos na educação e Informática educacional aplicada ao ensino de Matemática.


    Arquivos

    May 2010
    April 2010
    March 2010

    Categories

    All